quarta-feira, 28 de outubro de 2009

F.CAVALCANTE TRADUZ SHE DE ELVIS COSTELLO

F.CAVALCANTE TRADUZ SHE DE ELVIS COSTELLO

terça-feira, 20 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ALDEMIR BISPO,CONTA A TRAJETÓRIA DE F. CAVALCANTE


A voz e o talento.

Nascido em 23 de Fevereiro de 1946, em Manaus o radialista Francisco Cavalcante, (F. Cavalcante, como ficou conhecida a sua marca) é um dos maiores destaques da comunicação radiofônica Amazonense.Seu começo no rádio foi em 1969, na mais antiga emissora do Amazonas a PRF 6, rádio Baré, integrante da rede dos diários associados e, também da empresa dona do jornal do Comércio o mais antigo de Manaus, que circula até hoje.Em 1971, F. Cavalcante transferiu-se para a rádio Difusora, onde construiu uma carreira brilhante. Foi lá que ele fez enorme sucesso, com o "Grilo da Paróquia"; termo usado no popular e classificado como gíria, naqueles anos de paz e amor da revolução cultural, principalmente na música, iniciada na Inglaterra e que invadiu quase todo o planeta.Para os padrões daquele tempo, ele era um revolucionário no rádio; eu fui um dos seus ouvintes assíduos. Esperava o término da resenha esportiva da rádio, para ficar ligado na sua comunicação moderna e cheia de termos novos; isso sem esquecer da voz marcante, grave, explosiva e coerente, com o estilo do programa; foi nele que ouvi os primeiros "hits" de "Rock Pauleira", expressão muito usada na década de 70.O tempo foi passando como a normalidade confere e o locutor virou uma mania na cidade; lançou em 1980 o baile "E...Éramos Todos Jovens" que rodou Manaus com discos gravados numa seleção dos melhores da jovem guarda, Rock e pop; combinando também inserindo as músicas românticas nacionais e internacionais. Foi assim que F. Cavalcante abriu o caminho para outros seguirem o mesmo rítimo, espalhando-se então os eventos desse porte na capital do Amazonas.Não contendo sua inquietude positiva, criou o "For Manking Love" em 1985; outro baile e programa, que marcou seu nome para sempre. Lotou clubes nos finais de semana fazendo romance e envolvendo as novas gerações que lhe favoreciam com uma audiência espetacular. Adolescentes e um público diverso, sabiam que esse conteúdo tinha uma liderança; as tardes de Manaus se completavam na mídia com o programa; as lojas do comércio da "Zona Franca" ainda muito fortes na economia "Manauara", tinham seu sistema de som ligados na atração do rádio local e quase não se ouvia outra emissora. Era uma audiência esmagadora, voltada para a rádio Difusora FM.
No ano de 1992 F. Cavalcante saiu da poderosa Difusora e foi ser diretor de produção e programação da rádio Você FM, já extinta; foi um acontecimento! todos já tinham ligado a sua marca às transmissões pela segunda emissora mais antiga de Manaus ou do Amazonas inteiro.Lembro que em 1993 em Maués, vi um vendedor na "Festa do Guaraná", tradicional naquele município, tocando e comercializando fitas K7, com as gravações das traduções de músicas de sucesso no idioma inglês, com a possante voz do ídolo do rádio em nosso estado. Era febre por aqui.Uma crise na rádio Você, que foi arrendada pela igreja Universal, fez parar o projeto dentro da empresa e F. Cavalcante voltou para a Difusora em 1996. A competição por horários o levou por forças alheias à sua vontade, ao horário após a zero hora até as três da madrugada. Um pecado contra um radialista capaz de aumentar o fluxo de audiência em qualquer emissora daqui e, não tenho dúvidas, que poderia ser fora dos nossos domínios também. O horário nobre perdeu a força que tinha, deixando uma peça fundamental de fora. Coisas de bastidores e influências que não podemos questionar. Os interesses comerciais quem sabe, seja a explicação pouco ou quase nada compreensível; porque em termos de capacidade e qualidade, não se discute. Sou ouvinte de rádio há décadas e poucas vozes conheci nesse longo tempo tanta qualidade e caracteríticas iguais a dele. Até hoje seu estilo é fácil de aceitar porque não houve mudanças positivas que o deixe de canto. Muito pelo contrário! Sua capacidade inegável em conjunto com o conhecimento de vários gêneros musicais, lhes dão méritos inquestionáveis.O que tento expor nesse texto simples é pouco, diante da história vitoriosa desse ícone da comunicação "baré", que junto à tantos outros, reputo como um dos melhores de todos os tempos nesta região.Os meus ídolos continuam os mesmos e as aparências não enganam não! A inspiração na letra da música de Belchior "Como os nossos pais", serve para evidenciar a minha opinião, sobre o nosso qualificadíssimo F. CAVALCANTE.Para completar, a frase bordão do saudoso locutor esportivo Waldir Amaral: "Quem é bom já nasce feito".Vejam o blog do F. Cavalcante, clicando no link:http://fcavalcantemanaus.blogspot.com/

terça-feira, 29 de setembro de 2009

TUDO PELO OUVINTE


Foi em 1969 que eu viria a fazer Locuçao de rádio,fazendo bicos e versos , quer dizer o homem de rádio da geração dourada tinha que saber interpretar um texto comercial e até ler missa de sétimo dia,o F...cavalcante nos idos anos 70 viria então para a rádio Difusora...com a competencia de um grande jornalista chamado Josué Cláudio de Souza,grande tribuno e orador,eu aprendi muito isso foi 1971 precisamente em agosto,se eu me lembro,eu era um rocker man,sempre fui um rockeiro lindo lindo,doido doido,era assim que eu dizia na Rádio...o F, anunciava o Grilo que era eu mesmo numa coisa assim de ser um big boy caboclo,porque Chacrinha inspirou a todos nós e o Big Boy era o cara das paaradas,e eu gritava o Grilo é lindo lindo doido e fazia a cabeça da rapaziada,onde eu ainda tive o direito de ser hippie paz,amor e muito som,era a energia da era de aquarius,era a filosofia beatnik,era a sessão dourada e o romantismo de caras como Johnny Mathis,Marvin Gaye,Diana Ross,Jackson Five e ainda o porretissimo Rolling Stones,sem contar que eu sou fã de carteirinha de Elvis the king e alopradamente dos Beatles.
Anos 80 viria uma pauleirissima virada em minha vida...foi quando eu lançei E..ÉRAMOS TODOS JOVENS o som de uma geraçaõ e o grilo já se rendia vez ou outra aos falsh backs e outras pauleiras,mas vinha com o melhor das canções francesaa e italianas,como Gigliolla Cinquetti,Boby Dolo,Sergio Endrigo,Giani Morandi e nas Francesas tinha que ter f... comme femme a mais bonita cançaõ de Salvatore Adamo,Aline e je ne táime plus de Christophe,Serge Gainsbourg e Jane Birkin...Era pra fazer a cidade toda se erguer no mais alto astral,e por fim os bailes do E...éramos todos jovens que trouxemos Golden Boys,os Vips,Wanderléa,Renato,Leno e Lilian,Fevers, Biafra,Eduardo Araujo e Silvinha,Banda do Canecão e outas belezas que só sabe o que é amar demais quem recorda esta geração.

1985-for making love ...prá amar demais...e já se vão 24 anos de baile que começou no cheik e terminou invadindo o coração de toda minha manaus que eu ssimplesmente amo muito mais do que qualquer coisa,for making love ,visitou bairros municipios,onde fez muita gente namora,noivar e casar e por aí existem os novo seguidores do baile que são os filhos dos que curtiram e continuarão a curtir tudo isso.

Feliz...sempre.amado por todos sempre fui e não nego que guardo a todos em meu coração,devo muito o meu trabalho ao público,e espero que com a direção de um cara chamado Carlos Amorim,ele é bom de marketing e é o meu manager,ele sabe muito,eu vou continuar sonhando com algo mais,a minha rádio...isso é assunto prá quem tem poesia no coração,se me ajudarem chegarei lá,e pode apostar,ninguém é feliz sozinho amo vcs,de leve e...ermos todos jovens virou baile virou filme,virou disco era vinil e aloprou o Brasil do meus queridos amigos que ainda pegam carona,tem gente que tem que aprender a nadar,criem algo belo,afinal este é o som e o sonho de uma geração..kisses for your,god bless your,friends lovers and pirados(risos)se perguntarem por mim diga que eu só durmo com um olho,o outro ,olha aos meus amigos pedindo paz para o mundo,como já diziaJonh lennon,love is real real is love((temos que fazer vibração forte,saia do besteirol venha pra realidade das coisas,porque vc esconde a poesia do seu coração...se eu falei eu disse se eu não disse eu não falei...DEUS SABE TUDO...EU NÃO SEI NADA,bjs.....

domingo, 27 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009